células de silício para a função fotovoltaica

 

O painel solar fotovoltaico (placa fotovoltaica) são células fotovoltaicas de silício (Si), compostas de minusculos átomos que são carregados com os elétrons. As placas fotovoltaicas ultilizam dois tipos diferentes de silício. O negativo para criar cargas negativas e positivo para criar cargas positivas.

 

Para criar uma carga negativa, o silício é combinado com boro, e para criar uma carga positiva, o silício é combinado com o fósforo. Esta combinação cria mais elétrons no silício carregado positivamente e menos elétrons no silício carregado negativamente.O silício carregado positivamente é “sanduichado” com o silício carregado negativamente, isso permite a célula de silício reagir com o sol produzindo energia elétrica.

 

Cada célula fotovoltaica é cuidadosamente colocada, plana, em série, uma após a outra.
As células fotovoltaicas individuais são conectadas usando uma faixa condutora extremamente fina. Esta tira é tecida de cima para baixo de cada célula, de modo que todas as células fotovoltaicas do painel solar fotovoltaico estejam ligadas, criando um circuito. As partículas de luz
 solar são chamadas de fótons. Os fótons levam cerca de 8 minutos e 20 segundos para percorrer a trajetória do Sol até a Terra. Quando os fótons atingem as células fotovoltaicas, eles fazem com que alguns dos elétrons que circundam os átomos se desprendam.

 

Durante o dia, os elétrons  fluem em direção constantemente deixando átomos e preenchendo as lacunas em átomos diferentes. Este fluxo de elétrons cria uma corrente elétrica, que chamamos de energia fotovoltaica.